Jovens masculinos de Chapadão do Sul e até de outros municípios podem procurar a 168ª J.S.M. para se alistarem

Publicado em: 12/01/2021
Valdir Pivatto, Secretário da 168ª J.S.M. de Chapadão do Sul. Estamos editando entrevista na JS TV, Canal Youtube/Jovemsulnews

A Campanha Nacional de Alistamento Militar no Brasil teve início em 05 de janeiro e cidadãos, do sexo masculino que completaram 18 anos, ou completam essa idade neste ano, até 31 de dezembro, devem alistar-se.

Em Chapadão do Sul existe a 168ª Junta de Serviço Militar, que pode atender até cidadãos de outros municípios do Estado de MS e até fora dele.

O alistamento militar é obrigatório, inclusive aos deficientes físicos. Quem não se alista fica impedido de tirar passaporte, ingressar em uma faculdade, prestar concurso público, entre outros.

A campanha segue até o dia 30 de junho e quem perder esse prazo pagará multa, mesmo que o jovem complete 18 anos após esse período, deve se alistar durante a campanha, ou pagará multa de R$4,80.

Para se alistar, o jovem, morador de Chapadão do Sul, ou de qualquer município da região, mesmo de outros estados, pode procurar a 168ª Junta de Serviço Militar, localizada no segundo piso do Terminal Rodoviário da cidade, ou realizar on line através do site; https://www.alistamento.eb.mil.br./

Segundo o Secretário da 168ª J.S.M. de Chapadão do Sul, Valdir Pivatto, anualmente realiza em torno de 700 alistamentos. Evite aglomerações, não deixe para a última hora o seu alistamento militar.

Carreira militar

Para entrar no Exército Brasileiro, na Marinha do Brasil ou na Força Aérea Brasileira é necessário passar em um concurso público e na maioria das vezes ele é bastante concorrido. Deve o interessado procurar pelos editais dos concursos. Como a realização de muitos deles é de competência dos quarteis nos estados, não há uma data única de abertura para se candidatar.

Mulher nas Forças Armadas

As mulheres não são obrigadas ao alistamento militar. Aquelas que desejam ingressar na carreira militar, como ocorre com os homens, as mulheres devem prestar concurso, em qualquer das forças armadas; Exército, Marinha ou Aeronáutica.

Estamos editando entrevista na JS TV com Valdir Pivatto.

Fonte: Jovemsulnews (Norbertino Angeli)

« »