Coren-MS emite nota em defesa da Ciência e da vacinação contra a Covid-19

Publicado em: 16/01/2021

O Coren-MS – Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul emitiu e distribuiu para a imprensa, nota em defesa da ciência e da vacinação contra a Covid-19.

Lembra a nota que o desenvolvimento e disponibilização da imunização atesta competência e seriedade de pesquisadores, entre os quais também estão enfermeiros.

Veja abaixo a íntegra da nota.

Representante de mais de 26 mil profissionais da Enfermagem do estado de Mato Grosso do Sul e órgão que zela pelo acesso à saúde para toda a população, o Coren-MS posiciona-se a favor da confiança na Ciência e da vacinação contra a Covid-19.

Destacamos que todo o processo de desenvolvimento e disponibilização da imunização atesta a competência e seriedade de nossos pesquisadores, entre os quais também estão muitos enfermeiros.

Embora informações falsas e distorcidas que chegam a todo momento tentem convencer do contrário, apontamos que existem evidências científicas para comprovar a revolução que as vacinas protagonizaram ao longo da História cumprindo com o objetivo de poupar valiosas vidas humanas.

Lembramos que as vacinas contra a Covid-19 adquiridas pelo governo brasileiro ou seus estados e municípios deverão ser aplicadas, inclusive, por uma grande massa de trabalhadores da Enfermagem – assim como esses mesmos profissionais serão os primeiros a receberem o imunizante para atuarem com maior segurança pela saúde das pessoas. É preciso, portanto, compreender e defender a importância da vacinação da população para a manutenção dos serviços em Saúde em todo o País e para a vida em sociedade.

Pontuamos que é dever do profissional da Enfermagem, previsto em seu Código de Ética, atuar em consonância com os preceitos técnico-científicos que regem a sua profissão. Bem como é proibido produzir, inserir ou divulgar informação inverídica ou de conteúdo duvidoso sobre assunto de sua área profissional. Por isso, conclamamos que toda a Enfermagem se posicione de acordo.

Perdemos mais de 200 mil vidas para o novo Coronavírus até o momento. Precisamos confiar na Ciência, na vacinação e nos profissionais da Saúde para deter a doença causada por ele e podermos comemorar a vitória contra a pandemia que nos assola.

Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul

Fonte: Jovemsulnews (Norbertino Angeli)

« »