Como fazer o descarte correto do Lixo em Chapadão do Sul

Publicado em: 30/11/2020

Os responsáveis pela Coleta de Resíduos de Chapadão do Sul, a frente de levar melhor qualidade de vida para os moradores, confeccionou um informativo no qual traz as algumas dicas sobre armazenamento, aproveitamento e descarte correto do lixo doméstico. Veja abaixo o informativo da CTR – Coleta do Lixo Urbano🚛

A coleta do lixo urbano é uma atividade que passa despercebida pela maioria das pessoas. Mas não deveria. E isso porque o descarte correto do lixo que nós produzimos é fundamental para evitar prejuízos ao meio ambiente e também para proteger os coletores, profissionais, que ficam expostos a eles.

Alguns objetos, como cacos de vidro, seringas e todo tipo de lixo que possa levar risco aos coletores devem receber atenção especial, pois o descarte incorreto pode pôr em risco a segurança dos coletores. Já outros podem demorar anos para se decompor.

Confira algumas atitudes que você pode tomar para ajudar na coleta de lixo:

  1. Use sacos de lixo próprios para o descarte

Prefira descartar o lixo em sacos de lixo grandes preferencialmente, dependendo da quantidade. Esses sacos são mais resistentes e facilitam o manuseio para a coleta. Sacolas de mercado são frágeis e podem rasgar facilmente.

  1. Cuidado com o lixo tóxico

O lixo tóxico é chamado assim por conter substâncias prejudiciais ao meio ambiente e também aos coletores. Separe objetos como pilhas, remédios, placas de computador e outros componentes eletrônicos para serem descartados em locais apropriados.

  1. Nunca jogue cacos de vidro diretamente no lixo

Os coletores precisam de rapidez para recolher o lixo, e não podem ver o que está dentro dos sacos. Portanto, quando precisar descartar lâmpadas ou garrafas quebradas, embale os cacos em folhas de jornal e feche bem com uma fita adesiva. Dessa maneira, o coletor estará protegido e os cacos não rasgarão os sacos.

  1. Descarte seringas de forma correta

Seringas nunca devem ser descartadas direto no lixo residencial. Além de pôr em risco a vida do coletor, o material é extremamente prejudicial ao meio ambiente, já que libera substâncias tóxicas. Procure postos de saúde ou farmácias com programas especiais de coleta para esse tipo de resíduo.

  1. Separe o lixo ainda em casa como separar o lixo

Se você não possui lixeiras específicas para cada tipo de lixo, então ao menos separe (recicláveis ou orgânico) cada tipo de lixo em uma sacola ou saco “que é o recomendo”.

  1. Reaproveite o lixo

Como fazer compostagem para seu jardim

É possível que a maioria do lixo que passe pelas mãos do coletor possa ser reaproveitada em casa. Restos de frutas, por exemplo, são ótimos fertilizantes naturais.

Fonte: Jovemsulnews (Caroline Torres)

« »