Começou o fenômeno da bioluminescência dos cupinzeiros no PNE

Publicado em: 15/10/2020
Foto: trilhaseaventuras

De outubro e segue até meados de novembro, ocorre a bioluminescência do cupinzeiro no Parque Nacional das Emas, fenômeno natural que ocorre somente naquele local.

Com a reabertura do parque aos turistas, este é um ótimo momento para apreciar a natureza do local. Durante o dia conhecer e apreciar as belezas dos rios, matas e a fauna do cerrado preservados e à noite, um passeio para ver a bioluminescência dos cupinzeiros.

No Parque Nacional das Emas, a bioluminescência acontece por conta de uma espécie de vagalume que deposita seus ovos nos buracos dos cupinzeiros que ocupam o local. Mesmo em estado de larvas, os vagalumes já emitem luz, e brilham para atrair insetos voadores da vizinhança, inclusive cupins, e fazer um bom jantar, criando um fenômeno de incomparável beleza.

Os cupinzeiros são encontrados em várias regiões do país e até em municípios próximos do Parque Nacional das Emas, mas, por razões ainda desconhecidas, o fenômeno da bioluminescência só acontece na área do parque e segue até meados de novembro.

Com a pandemia da Covid-19, o número de visitantes ao Parque Nacional das Emas está reduzido a 50 pessoas por dia. A visitação deve ser agendada.

Telefone: (64) 3661-0006 | (64) 3661-0005

Email: cat.mineiros@gmail.com

Fonte: Jovemsulnews (Norbertino Angeli)

« »