Clima já dá sinais de mudança e provoca precipitação pluviométrica em Chapadão do Sul

Publicado em: 18/09/2020
Nuvem escura em meio à névoa seca anuncia chuva na cidade

Não há previsão de chuva para Chapadão do Sul e região, pelo menos até segunda-feira, 21 de setembro. A intensa seca que assola o Centro-Oeste do Brasil está castigando as florestas e já atrasando o início do plantio da soja.

Desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira (18) percebe-se mudança no comportamento do clima, um prenúncio de que as previsões da chegada de uma frente fria, que provocaria chuva na próxima semana se confirmam.

Ocorre que às 15h15 também de hoje (18) fomos surpreendidos com um chuvisqueiro no centro da cidade, vindo de uma nuvem carregada, ofuscada pela névoa seca, ou fumaça das queimadas, justamente do lado sul do Município de Chapadão do Sul.

A última precipitação de chuva ocorreu no início do mês de julho, mas em volume muito baixo, 05 milímetros, registrados nos escritórios do Jovemsulnews. No mês anterior igualmente tivermos precipitações, mas ainda em baixo volume. Desde março, não se registra chuva intensa no Município.

Diminuição dos ventos, típicos de nossa seca e as precipitações pluviométricas agora em setembro trarão alento ao meio ambiente, estruturas rurais e florestas cultivadas na região que estão sendo assoladas por incêndios.

Fonte: Jovemsulnews (Norbertino Angeli)

« »