Ampasul realiza mais duas ações dentro do seu Programa Sustentabilidade

Publicado em: 16/10/2020
Participantes do curso 11º curso de NR 31.8

A Ampasul, Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Algodão tem implementado o seu Programa Sustentabilidade, com ações para auxiliar os cotonicultores a se manterem no Algodão Brasileiro Responsável (ABR) e no Better Cotton Initiative (BCI).

No final do mês de setembro e início de outubro a equipe do Programa Sustentabilidade da Ampasul realizou a primeira etapa da capacitação na área da segurança do trabalho e o 11º curso de NR 31.8 (Norma Regulamentadora 31 (NR-31, do Ministério do Trabalho), medidas de prevenção de acidentes no manuseio com agrotóxicos.

A Primeira etapa da capacitação na área da segurança do trabalho foi realizada com o engenheiro eletricista Fabiano Domingues Luciano, com o intuito de estreitar o relacionamento com os técnicos de segurança, observação geral de passivos, pontos de melhorias nos processos, troca de informações e experiências.

Com um total de 6 etapas, as capacitações seguirão de encontro ao refino do excelente trabalho prestado pelos profissionais de Segurança no Trabalho nas unidades produtoras.

As tratativas discutidas e aprovadas naquele primeiro encontro foram para a identificação de riscos químicos, físicos e biológicos, acidentes ergonômicos por cargo, função e sazonalidade, análise e resultado qualitativo/quantitativo em especial químicos, além da NR 15 (consideradas atividades ou operações insalubres que se desenvolve).

Ao final das etapas será realizado pelos Técnicos de Segurança o trabalho voluntário a entidades sociais (lar de idosos, APAE, escolas) como forma de contribuir com a sociedade através de um mínimo de tempo doado.

Já no 11º Curso de NR 31.8, realizado nos dias; 24,28,30/09 e 01/10 na fazenda Catléia do Grupo JCN, o objetivo da Ampasul foi de instruir de forma clara, objetiva, explanando várias temáticas e boas práticas no processo de manipulação de agrotóxicos. São medidas que vem de encontro com as determinadas na NR 31.8.

A condução do curso ficou por conta da equipe técnica da Ampasul que conhece todo o processo, buscando sempre melhorar o bem-estar das pessoas.

“Queremos sempre salientar a importância dos colaboradores no dia-dia para as famílias e na continuidade dos trabalhos”, disse o Técnico em Segurança do Trabalho do Programa Sustentabilidade da Ampasul, Cicero Miguel de Oliveira.

Fonte: Ampasul (Norbertino Angeli)

« »