Ampasul apresenta avanços da cotonicultura ao Governo do Estado

Publicado em: 16/10/2020

O presidente da Ampasul (Associação Sul-mato-grossense dos Produtores de Algodão), Walter Schlatter, reuniu-se com os secretários do Governo do Estado de MS, Jaime Verruck e Eduardo Riedel, a fim de apresentar a evolução da cotonicultura no estado e presenteá-los com peças produzidas com a pluma brasileira, como agradecimento à participação da campanha do dia mundial do algodão, comemorado na primeira semana de outubro.

Jaime Elias Verruck gestor da pasta de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar e secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Corrêa Riedel, aproveitaram a oportunidade para destacarem ações que estão em fase de planejamento em benefício da cultura do algodão.

“Mato Grosso sul, o quarto maior produtor nacional de algodão, tem uma política muito específica para essa cultura, primeiro focado na diversificação da nossa base produtiva, segundo, temos um programa de incentivo aos produtores de algodão, através do PDAGRO, o Programa de Desenvolvimento da Agropecuária do Estado de Mato Grosso do Sul”, pontuou Verruck. “A cultura do algodão do estado é tecnologicamente adequada, sustentável, tem todo um protocolo, 90% dos nossos produtores se encontram no protocolo de sustentabilidade”.

Eduardo Riedel, também produtor rural, apontou para a competência do setor. “O agronegócio brasileiro virou uma referência global, virou orgulho nacional, e o algodão não é diferente, conseguiu se inserir na matriz do comércio global e se colocou de maneira extremamente competente”, destacou.

“Mato Grosso do Sul está inserido neste processo, o que nos enche de orgulho, gera para o estado: renda, emprego e divisa, somos muito gratos por isso. Me sinto orgulhoso por estar em um estado que tem uma competência para produzir algodão. Sou de algodão e temos que reverenciar essa cadeia produtiva o que tanto orgulho nos dá”, finalizou o secretário em sua contribuição para as comemorações na semana do algodão.

Sobre a campanha do dia mundial do algodão, encabeçada pela Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), foi difundida nos quatro cantos do país, com ações de valorização da fibra. Em Mato Grosso do Sul autoridades abraçaram o projeto, com relatos gravados em vídeo, apontando as perspectivas do setor.

Fonte: Agro Agência

« »