Voluntariado supera ineficiência ou falha nos serviços públicos

O voluntariado é a demonstração de amor ao próximo, da dedicação pessoal gratuita a uma causa ou serviço público, geralmente na ausência, omissão ou ineficiência do poder constituído, nos mais diversos segmentos.

A diversidade é imensa e algumas exigem até treinamentos e especializações dos seus voluntários que atuam desde as atividades perigosas e complexas como bombeiros, socorristas, médicos e serviços assistenciais principalmente.

São milhares de homens e mulheres voluntários pelo mundo, que independentemente da posição do país no ranking dos mais desenvolvidos, eles estão presentes. Milhares atravessam fronteiras em horizontes distantes e ignoram as adversidades climáticas, políticas, religiosas, ideológicas, assumindo riscos em nome da ajuda humanitária, alcançando principalmente os mais necessitados.

No Brasil, em Mato Grosso do Sul e em Chapadão do Sul não é diferente. Felizmente temos homens e mulheres que dedicam grande parte do tempo em serviços voluntários, seja diretamente nas instituições ou eventualmente nos eventos e ações beneficentes.

Voluntários se organizam em associações para a realização organizada das ações voluntárias, como o Rotary Club, o Lions Clube, as lojas maçônicas, a APAE, a Rede Feminina de Combate ao Câncer, casas de recuperação de dependentes químicos, entre outras igualmente importantes na sociedade sul-chapadense, que indiretamente acabam por atingir até o público de outras localidades.

“Que Deus, em sua infinita bondade proteja e continue a dar forças aos nossos valorosos voluntários”. Parabéns a todos! Hoje, 28 de agosto é Dia do Voluntário”.

« »